
A Ciência por trás do Aprendizado
Minha área de atuação é a Neuropsicopedagogia - mas o que essa palavra complicada significa?
A raíz de Neurologia vem do Grego “neuron” (nervo) e “logos” (estudo, razão). A Neurologia é a especialidade que cuida de doenças do cérebro, medula e nervos.
A Psicologia poderia ser vista como “estudo da alma”, pois vem da a palavra grega “psyche” (alma, espírito).
A Pedagogia vem das palavras “paidos” (crianças), e “agein” (conduzir).
A Neuro + Psico + Pedagogia é a ciência que estuda o sistema nervoso e sua atuação no comportamento humano, tendo como enfoque a aprendizagem. Essa disciplina representa a inter-relação entre o estudo de neurociência com os conhecimentos da psicologia cognitiva e da pedagogia. Essa somatória garante a adultos e jovens a eficácia fisiológica, emocional e mental para a aprendizagem.
Entendendo o Cérebro
O sistema cognitivo humano é um processo interativo entre a informação advinda do meio externo e as redes neurais que asseguram as conexões e permitem a integração, retenção e a retroação da informação, tornando a rede neural apta a aprender.
A função ou sistema conativo garante que o aprendiz irá sentir, registrar, internalizar a informação de acordo com suas condições emocionais e motivacionais de autoestima, autodeterminação e autoconfiança.
Por último, e não menos importante, a função executiva garante a organização de estratégias, planificação, programação e reprogramação de condutas, de como ele pensa, age, e aprende - seja na escola ou na vida diária.
Ao aprofundar o entendimento do cérebro e como ele funciona, podemos produzir resultados melhores, mais rápidos, e mais proveitosos para os alunos.


